Pai João de Abuque e Mestre Bimba

Pai João de Abuque: ilustre filho de Oxóssi e pioneiro do candomblé goiano.




A história de João Martins Alves, mais conhecido como Pai João de Abuque demonstra a força da ancestralidade. Nascido em Juazeiro, na Bahia, ele chegou ao Estado de Goiás na década de 60, quando pouco se sabia de candomblé. Enfrentou dificuldades e até mesmo a oposição da polícia, mas conseguiu abrir sua casa, na qual foram iniciados muitos dos filhos que hoje também são babalorixás e Yalorixás.
Foi o primeiro babalorixá de Goiás, por isso o povo-de-santo deve reverência àquele que foi o precursor do candomblé no Estado, ancião de jeito simples, sempre sorridente e alegre, detentor de grande sabedoria.

               No dia 20 de setembro de 2006, Pai João de Abuque falece em Goiânia, e torna-se o primeiro ancestral de Goiás. Na tradição africana, o ancestral também tem um papel muito significativo, ele é o protetor de uma família, de um povo; é a força, o axé da família-de-santo. Mesmo após a morte essas pessoas continuam próximas de seus filhos.  Em cada festa, canto ou oferenda a memória de entes queridos como Pai João de Abuque é revivida, mantendo assim essa tradição que se baseia na ancestralidade para a transmissão do axé, a chama da vida.






Mestre Bimba: Criador da Capoeira Regional 




            Manoel dos Reis Machado, mais conhecido como Mestre Bimba nasceu no dia 23 de novembro de 1899, no bairro do Engenho Velho, em Salvador. Esse menino seria mais tarde o grande criador da Capoeira Regional. Mestre Bimba cresceu junto ao povo do cais, dos batuques e das festas de candomblé . Aprendeu com o  Baiano africano Bentinho a manha e o jogo da capoeira. Negro, alto, forte, Mestre Bimba sempre foi bom de briga. Viveu em um período histórico em que capoeira era sinônimo de vadiação, significava também perseguição e preconceito, o que exigia dele usar a capoeira não apenas como defesa, mas como arte educativa. Com a vontade de reconhecimento e o desejo de expansão de sua arte, e por não sentir ou receber oportunidades em sua terra natal, Mestre Bimba mudou-se em 1973 com a família para Goiânia.  Infelizmente as dificuldades persistiram, e no dia 5 de fevereiro de 1974, Mestre Bimba faleceu, fazendo calar os berimbaus da Ladeira do Pelourinho, em sua querida cidade natal. Porém, ele continua vivo, seja no mito ou na memória, e principalmente, na continuidade de seu método, hoje tarefa de seus filhos e discípulos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário